domingo, 10 de maio de 2009

25 de Abril

Os meninos da Sala 3 aprenderam o significado do 25 de Abril de 1974.
Ouviram a história escrita por António Manuel Pina : "O Tesouro".
Foram visualizadas imagens da época e ainda aprenderam a canção da Gaivota.
Quando trabalhei este tema, surgiram-me algumas dúvidas em relação à estratégia que utilizaria para explicar a crianças de 5/6 anos, qual a diferença entre democracia e ditadura. Se fossem meninos do 1º ciclo, seria mais fácil, pois, poderia sempre comparar a ditadura a um ditado (em que se tem que escrever precisamente o que é dito) e a democracia a uma composição (em que, geralmente o discurso é livre).
Optei, então, por utilizar comparações da sua própria realidade no Jardim de Infância.
Comparei a ditadura com os desenhos que lhes peço que façam, obedecendo a determinado tema que se esteja a trabalhar e utilizando única e exclusivamente o tipo de material por mim indicado, e a democracia aos desenhos que fazem livremente, de acordo com o tema que desejam e com os materiais que mais lhes agradar.
Se tinha alguma dúvida sobre o facto de terem aprendido a diferença entre uma coisa e outra, esta dissipou-se completamente, quando o Duarte disse repentinamente:
- "Mas, óh Educadora Anita, então tu às vezes és uma ditadora, quando nos dizes para fazermos os desenhos das histórias, ou mesmo estes que nos dissestes para fazermos do 25 de Abril."!!!!!





Alguns dos vídeos que tivemos oportunidade de ver...